quinta-feira, 17 de março de 2011

O que está acontecendo com a Disney!?


A guerra interna entre desenhistas da Disney,
de um lado os desenhistas tradicionais e do outro os desenhistas que utilizam CG.

Há pouco tempo houve um alvoroço na Disney, uma briga entre seus funcionários, mais exatamente entre os desenhistas tradicionais com os desenhistas mais técnicos que se valem de softs para desenhar e esta briga envolveu também a diretoria da Disney.
O mundo está passando, nestes últimos 8 anos, por grandes mudanças em termos de efeitos e recursos de cinema e demais áreas de criação, após analisarem pesquisas e tendências, a Disney percebeu que o público estava reagindo e interagindo melhor com produções criadas em 3D e cheias de efeitos, isso é resultado da cultura de videogame e diversos fatores como a evolução da qualidade e dos recursos 3D que hoje invadem nosso mercado.

Frente a essa nova realidade e com sérios problemas de caixa, a Disney tomou uma atitude inusitada, num 1o momento informou a seus funcionários sobre um programa voluntário de adaptação em que seus funcionários poderiam aprender e assimilar as novas ferramentas, no caso as ferramentas 3D.
Após algum tempo, um grupo de funcionários se adaptou, porém outra grande parte não só não fez o programa como se indignou com a idéia, inclusive protestando e alegando que estas mudanças iriam contra a filosofia de Walt Disney.

A situação era péssima, a parceria Disney e Pixar estava abalada e o tremendo sucesso de Toy Story batia nas faces da diretoria, Steve Jobs, presidente da Pixar, brigava pelos direitos de Toy Story e queria vetar a produção de Toy Story 3 pela Disney, ele queria que a Pixar produzisse o desenho para a Disney, tudo isso somado ao déficit financeiro da Disney culminou em mais uma medida, desta vez mais agressiva.
Os diretores da Disney frente aos problemas deram um ultimato a seus funcionários rebeldes:
"...ou vocês aceitam as mudanças ou procurem outro lugar para trabalhar...".

Este é o cenário atual, não adianta deixar o ego a frente de certaz questões, pois o resultado será o desemprego. Foi o que cocorreu. Provavelmente a Disney se recuperará, talvez ganhe alguns milhões com Chicken Little para injetar em investimentos e não duvido nada que possa até comprar a Pixar.

O jeito é esperar para ver o que vai acontecer. E que nos sirva de lição, o ser humano é uma criatura que evoluiu se adaptando, negar isso é estar vários passos atrás de qualquer um.

Um comentário: