sábado, 14 de maio de 2011

Chargistas afirmam estar decepcionados com Salão de Humor do Piauí


Por Nayene Monteles

Decepção. É essa a palavra que resume os sentimentos dos cartunistas que não puderam participar do Salão de Humor do Piauí (foto ao lado) deste ano. Isto porque não houveram inscrições , deixando diversos artistas fora do evento.

Izânio Façanha, chargista do Portal Az, afirma que, muito embora ainda não tenha ido visitar o Salão, ele tornou-se um evento de horror. “Não pelas obras que lá estão, mas é muito decepcionante para artistas que não tem onde expor suas obras e passam o ano todo esperando pelo Salão e simplesmente não há inscrições”, ressalta.

O evento esta ocorrendo no Complexo Cultural da Praça Pedro II desde o dia 09 de maio e segue até o dia 15 (domingo). Considerado um dos maiores salões de humor a céu aberto do mundo, ele está em sua 28ª edição. O tema escolhido este ano é "A Mulher no 3ª Milênio".

Segundo o cartunista Jeferson Almeida, a estratégia usada pelos organizadores do evento foi expor obras das edições anteriores que tinham a ver com o tema. Para ele, a falta da competição e da premiação não incentiva os artistas.”Com a falta da inscrição, não há a competição de diversos artistas e nem incentiva, não só os teresinenses, mas cartunistas de fora também, logo não há premiação ”, afirma Jeferson, que há seis anos trabalha como cartunista e já havia participado das outras edições do evento.

A assessoria do Salão de Humor não nega que não houve inscrições este ano, mas afirma que os motivos são pertinentes. Segundo a assessoria, por conta da reforma do Teatro 4 de Setembro ,não haveria espaço para expor muitas obras, o que para o entendimento dos organizadores do evento, acabariam ocorrendo injustiças. Para não haver a exposição de obras em detrimento de outras, eles optaram por expor apenas obras de artistas convidados. Ainda segundo a assessoria do evento, como uma maneira de compensar a falta destes artistas, este ano está ocorrendo o Festival de Rock, uma novidade no Salão de Humor.

Já para Jeferson Almeida o Salão de Humor tornou-se um festival de rock e perdeu o sentido próprio do humor e da competição.“O festival de Humor do Piauí tornou-se um festival de rock e um museu, porque eles apenas escolhem obras do ano passado para expor. Fiquei realmente decepcionado”, lamenta Jeferson.

Para o próximo ano, os organizadores do Salão de Humor prometeram a retomada das inscrições e a participação desses e demais artistas.

Fonte: www.portalaz.com.br

Um comentário:

  1. velho tudo cartom marcado ,farinha do mesmo saco fazem parte da cbf

    ResponderExcluir